A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO DE QUEDAS
Existem muitas lutas que têm a possibilidade de levar seu adversário ao solo, seja por projeção ou torção (MMA, Judo, Aikido, Kung Fu, Jiu-Jitsu, Kempo, Hapkido, e etc.), e todas ensinam técnicas de quedas nas primeiras fases do aprendizado, considerando-as prioridade. Por quê? A maioria dos alunos não entende, eles querem lutar, dar golpes e não levar golpes!
Quando um lutador vai para a luta ele tem vários objetivos: socar, imobilizar, derrubar, torcer, finalizar. Toma-se qualquer estratégia para ganhar, seu treinamento está focado nisto, e é natural que o indivíduo que é treinado para ganhar tenha dificuldades para fazer treinos de quedas, pois é como se ele estivesse aprendendo a perder.
É, portanto papel do educador (técnico, professor), estimular e fazer com que o aluno compreenda a importância do aprendizado e treino de quedas. Há alguns fatores a serem entendidos que facilitam isto.
Primeiro fator importante para começar e estimular o aluno é saber que aprender a cair não é aprender a perder. O treino de quedas é um treino de defesa, o seu adversário tenta lhe derrubar para lhe ferir, para ganhar a luta ou ambos. Você para se defender, aplica a técnica de queda e pode assim continuar a luta e não se machucar. As quedas são feitas depois de um desequilíbrio e podem ser feitas com técnica de amortecimento ou rolamento.
Como comenta BULL* “não se imagina que foi derrubado, mas sim que está girando o corpo e se movimentando em equilíbrio dinâmico para proteger seu corpo e defender-se de um golpe”.
Outro fator relevante é o da experiência inversa, que diz que o domínio real de uma técnica só se dá quando se experimentam os dois lados, ou seja, o lutador vai apurar muito mais o seu golpe se o levar também. Pode-se golpear mil vezes, mas só quando for golpeado é que se vai sentir como realmente funcionam os mecanismos, podendo assim aprimorar sua técnica. Ou seja, cair é tão importante quanto derrubar.
ROBERT* menciona que “para ser forte no judô é preciso saber cair, por isso um Judoka experiente não pode cair mal”.
“No Wrestling (luta olímpica) as quedas são tratadas como defesas, por isso é muito difícil derrubar um wrestling bem treinado. Porque se você sabe como ser jogado, aprende muito facilmente como se defender do adversário sem o medo de cair.”
O aluno precisa saber que o domínio de quedas influencia seu equilíbrio emocional. Se um lutador não treina quedas e não sabe cair, ele lutará com medo de ser derrubado, pois, se cair poderá se ferir e até perder a luta. Mas, o lutador que treina e tem confiança em suas quedas, se sai melhor, pois sabe que cair não é um problema.
Além dos fatores técnicos e psicológicos a prática das quedas é um treinamento ímpar para o desenvolvimento motor e neuromuscular, desenvolve a coordenação espacial, adaptação e domínio da alternância de equilíbrio dinâmico de posições corporais.
Os antigos mestres da luta já tinham o conhecimento da importância do treinamento de quedas, os novos estudos e a tecnologia só vem de encontro para confirmar esta sabedoria.
Escrito por
kendi sato
3º dan
Bibliografia
TAKESHITA,Kwanichi. JUDÔ, antigo jiju jitsu. Editora CIA. Brasil, São Paulo – Brasil ,sem data, pg 21.
ROQUETTE, J. Sistematização e análise das técnicas de controle do judô. Revista Ludens, Lisboa, v.14, n.2, p.45, abril/junho. 1994.
ROBERT*, Luis. O judô. Editora Gérard & C., 6 edição, Pag 36. 1976
BULL*, Wagner. Aikido, o caminho da sabedoria. Editora Pensamento, Edição 11, pag. 228. 2004.
BIRA Fitness – O portal da Educação Física. Disponível em, http://www.birafitness.com/ginastica_olimpica/solo.htm.